A Bossa Negra é uma celebração das diversas manifestações da música negra, Brasil adentro e mundo afora. Explorando desde os ritmos primordiais e seus desdobramentos até a própria cultura da festa enquanto momento cultural e político, é um projeto que existe para fazer dançar, considerando suas mais amplas implicações.

EXPOSIÇÃO DE DISCOS DE VINIL

Esta exposição é realizada com a mostra de capas de LPs do acervo pessoal do DJ Barata. Focada na música de origem negra e suas diversas matizes, é também uma mostra da luta pela afirmação da beleza negra contra o preconceito, expondo e enaltecendo pessoas, penteados, modos de vestir, e outros importantes elementos de afirmação cultural.

PALESTRA COM DISCOS DE VINIL

Expondo capas e ouvindo canções, a palestra aborda as circunstâncias históricas, políticas e estéticas dos discos em questão, tal como suas implicações no contexto social e político do lugar onde foram lançados. Conduzindo o público por um caminho de canções e artes visuais, e o colocando em contato com importantes momentos da luta por igualdade e reparação das comunidades e populações negras pelas Américas.

DISCOTECAGEM FESTIVA

Se existe uma música eminentemente festiva essa música é a música negra! Seja pelos ritmos marcantes, seja pela cultura do rito, nas culturas negras, ou de origem negra, música e festa sempre estiveram junto e sempre foram algo da maior importância. Aqui a conversa é dançar!